Olá Mamães, Papais e Avós!

O carnaval acabou e o ano enfim começou não é mesmo? E o verão ainda está caloroso. A elevação da temperatura nessa época do ano demanda muita hidratação, principalmente das crianças. Além disso, algumas vezes elas ficam mais suscetíveis aos alimentos mais frescos como sucos e sorvetes, porém não podemos esquecer que os sorvetes convencionais são ricos em gorduras trans, açúcar e corantes.

Pensando nisso, podemos substituir os sorvetes industrializados por cremes a base de frutas naturais feitos em casa mesmo. Geralmente, as crianças preferem o picolé.

Que tal preparar uma opção refrescante para os pequenos?

Picolé de Frutas

Ingredientes:

Frutas da preferência do seu filho (a);
Água de coco (coco fresco);
Kit para fazer picolé em casa (encontra em qualquer lojinha do seu bairro mesmo);

Modo de preparo:

Lave bem as frutas (dê preferência para as orgânicas), deixe de molho em solução clorada (hipoclorito de sódio -uso conforme recomendação da embalagem), enxágue e pique em pedaços não muito pequenos. Coloque dentro do molde e complete com água de coco, leve ao freezer por 2 horas.

Retire do molde e sirva.

Creme de Frutas

Ingredientes:

4 bananas em rodelas maduras (nanica) congeladas;
16 morangos (orgânicos)

Modo de preparo

Corte as bananas em rodelas e leve ao freezer por 2 horas. É importante estar madura, para não adicionar o açúcar.
Enquanto isso, lave bem os morangos e deixe de molho em solução clorada (hipoclorito de sódio – uso conforme recomendado na embalagem), enxágue.
Retire a banana do freezer e bata no liquidificador com os morangos em temperatura ambiente, até ficar com consistência cremosa. Volte a mistura ao congelador por mais 20 minutos e sirva.

Escrito por Stella Massi, Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional.