Olá mamães e papais, como estão?
Hoje vamos falar um pouquinho sobre infecções respiratórias, comuns entre os pequenos, como: otite, rinite, sinusite, bronquite. Isso mesmo! As famosas  “ites”.

Vocês sabiam que a proteína do leite de vaca é altamente alergênica?
Infelizmente, muitas crianças apresentam recorrentes infecções, desencadeadas pelo consumo do leite de vaca, geralmente aquela criança que não foi amamentada e/ou foi introduzido precocemente alimentos, inclusive leite de vaca e derivados.
Algumas vezes essas crianças não se alimentam adequadamente e o leite é oferecido em substituição, agravando ainda mais o quadro de infecções. A proteína do leite de vaca (caseína, alfa-lactoglobulinas) só é digerida efetivamente pelo bezerro. Nós humanos não conseguimos digeri-las integralmente e nosso sistema imunológico reage para combater, gerando processos infecciosos, por não reconhecer esse composto. Vou dar um exemplo, vamos imaginar que a proteína é um colar de pérolas.
Para que o nosso organismo possa digeri-la, precisa estar sob a forma de aminoácidos, peptídeos, ou seja, cada pérola seria um peptídeo, porém nosso corpo não consegue quebrar o colar (no caso das proteínas do leite de vaca).

Pensando nisso, podemos substituir o leite de vaca por leites vegetais ou de inhame. Vamos ao que interessa, prepararei uma receitinha bem simples e, acreditem fica uma delicia.

¨Danoninho¨ de Inhame

Ingredientes:

2 inhames médios;
1 caixa de morangos orgânicos;
Água filtrada suficiente para bater.

Modo de fazer:

Descasque o inhame e cozinhe até que fique macios, bata no liquidificador junto com a fruta e um pouquinho de água para ajudar a bater e está pronto. Conserve na geladeira por até três dias ou congele em potinhos.

Escrito por Stella Massi, Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional.